somos briosa

somos briosa

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Viagem no Tempo - Equipas que fizeram história (1967-68 e 1968-69)


Época de 1967-68

4º lugar no Campeonato Nacional da 1ª divisão

Na época de 1967-68 a Académica classificou-se em 4º lugar no Campeonato Nacional da 1ª divisão, ficando a 6 pontos do Benfica (1º), 2 do Sporting (2º) e 1 do Porto (3º)
. 
De pé: Maló, Toni, Vieira Nunes, Rui Rodrigues, Celestino e Marques. Á frente: Crispim, Ernesto, Artur Jorge, Gervásio e Rocha. Outros jogadores muito utilizados: Vítor Campos (26 jogos), Mário Campos (22), Toni (21) e Brassard (20).

Época de 1968-69

Finalista da Taça de Portugal

No dia 22 de Junho de 1969 Académica e Benfica defrontaram-se no Estádio Nacional na final da Taça de Portugal que ficou para a história como a maior manifestação politica contra o antigo regime alguma vez realizada.
Os espectadores presentes excediam largamente a lotação oficial do estádio (admite-se 15.000 espectadores a mais) e no topo sul do estádio as bandeiras da Académica misturavam-se com cartazes de apoio à luta estudantil que se tinha iniciado a 17 de Abril desse mesmo ano.
O ambiente era extremamente tenso, polícia era coisa que não faltava e, contrariamente ao que era habitual, nem o Presidente da Republica nem o Ministro da Educação da altura estiveram presentes nem a televisão transmitiu o jogo.
Quanto ao jogo, Manuel António fez 1-0 aos 81 minutos, Simões empatou aos 85 e Eusébio marcou no prolongamento (109 minutos) o golo da vitória do Benfica.
Para atingir a final a Académica eliminou nos 1/32 o Farense por 2-0, nos 1/16 o SGS “Os Leões” por 6-1, nos oitavos-de-final o Ferroviários (Moçambique) por 4-1 e 1-0, nos quartos-de-final o Vitória de Guimarães,1-2 e 5-0 e nas meias-finais o Sporting, 2-1 em Alvalade e 1-0 no Municipal de Coimbra.

Chegada à Estação de Santa Apolónia do comboio com adeptos da Académica

Aspecto do Estádio Nacional completamente cheio

No topo sul do estádio as bandeiras da Académica misturavam-se com cartazes de apoio à luta estudantil

Comunicados da Academia foram lançados sobre as bancadas

As duas equipas perfiladas antes do jogo
  
De pé: Rui Rodrigues, Gervásio, Vieira Nunes, Belo, Marques e Viegas. À frente: Mário Campos, Nene, Manuel António, Peres e Vítor Campos (Treinador: Francisco Andrade) 
  
Manuel António colocou a Académica a ganhar por 1-0 aos 81 minutos
 
                                       Vídeo da final da Taça de Portugal Académica - Benfica

Estreia na Europa

Na época de 1968-69 a Académica disputou, pela primeira vez, uma competição europeia disputando os 1/32 da Taça das Cidades com Feira (já extinta).
A estreia foi contra o Olympique de Lyon e no primeiro jogo a Académica perdeu em França por 1-0. No segundo jogo, realizado em Coimbra a 9 de Outubro de 1968, no final do tempo regulamentar a Académica vencia por 1-0, com um golo de Manuel António aos 76 minutos. Jogou-se, então, um prolongamento de 30 minutos mas o resultado não se alterou. De acordo com o regulamento a eliminatória foi decidida por moeda ao ar tendo a sorte bafejado o Lyon.


Rocha, capitão da Académica e o capitão do Lyon trocam galhardetes antes do jogo

Melhor Marcador (Troféu Bola de Prata)

Manuel António foi o melhor marcador do Campeonato Nacional da 1ª divisão na época de 1968-69, com 19 golos, tendo conquistado o troféu Bola de Prata.







Sem comentários:

Enviar um comentário