somos briosa

somos briosa

domingo, 26 de abril de 2015

O "efeito Viterbo" estará a esfumar-se?


 
A derrota contra o Gil Vicente complicou a luta pela manutenção. Perder em casa contra um adversário directo, quando faltam quatro jogos para terminar o campeonato, foi desastroso. A falta de qualidade e, em muitos períodos do jogo, a falta de atitude da equipa conjugadas com algum desacerto táctico e na constituição da equipa foi preocupante.
Num post publicado neste blogue no dia seguinte á saída de Paulo Sérgio, intitulado “O enigma de uma rescisão tardia”, escrevemos: “ Na presente época o ex-treinador constituiu um grande problema, mas, infelizmente, não é o único. A falta de qualidade da equipa, conforme se voltou a demonstrar no jogo do passado domingo (Académica – Boavista), é, pelo menos, tão preocupante como era a ineficácia do ex-treinador.”
Noutro post, publicado duas semanas antes, intitulado “A Académica e a luta pela manutenção”, tínhamos escrito: ”Na Académica é notório que existe um défice de jogadores de qualidade, as dificuldades financeiras são muitas e o dinheiro não abunda, ingredientes que criam um puzzle de difícil solução. Era obrigatório, por isso, ter sido muito criterioso e selectivo nas escolhas efectuadas no mercado de Janeiro. Ter-se-á sido?”
É óbvio que não. Das quatro contratações do mercado de Janeiro apenas Esgaio se revelou um reforço de grande qualidade, já que Cissé, Diallo e Makonda não acrescentaram nada à equipa. Os responsáveis da Académica, mais uma vez, falharam.
Tinham falhado na preparação da época pois o ex-treinador foi um “erro de casting” e muitos dos jogadores contratados não têm o mínimo de categoria para jogar na primeira liga.
Voltaram a falhar num momento crucial, como era o mês de Janeiro, não reforçando, convenientemente, a equipa. Suponho que ninguém tem dúvidas, a não ser a Direção, de que era preferível ter criado algum desequilíbrio financeiro, mas ter feito outro tipo de contratações para minimizar o risco da despromoção, do que ter-se caído na actual situação, até porque as consequências financeiras de uma eventual descida de divisão serão catastróficas.
Como se não fosse suficiente a reconhecida falta de qualidade da equipa parece começar a desenhar-se o fim do chamado “efeito Viterbo” sobre a equipa. 
José Viterbo assumiu o comando técnico à 22ª jornada e até à 27ª jornada obteve 12 pontos em 6 jogos, mas nos últimos 3 jogos registou três derrotas consecutivas. Se duas delas não surpreendem, pois foram contra o Benfica e Porto fora de casa, a derrota contra o Gil Vicente foi traumatizante pelas expectativas que se criaram em torno deste desafio, por ser contra um adversário directo, porque a vitória teria dado, praticamente, a manutenção, porque a exibição foi má e porque a atitude da equipa, em muitas fases do jogo, foi displicente.
Neste blogue e na página do facebook “Pensar a Académica” já elogiámos, por diversas vezes, José Viterbo. Desta vez, tal como tinha acontecido contra o Benfica e o Rio Ave, o treinador da Académica não esteve bem.
Não é admissível jogar em casa, com um forte apoio do público, contra uma equipa que está na zona de despromoção, num desafio em que a vitória garantia a manutenção, sem nenhum médio criativo e com três médios de cariz defensivo (Nuno Piloto, Fernando Alexandre e Obiora), sendo que dois deles (Fernando Alexandre e Obiora) só rendem na posição seis, já que nenhum tem características e apetência para jogar na posição oito, posição em que foram utilizados, alternadamente, na 1ª e 2ª parte do jogo com o Gil Vicente.
José Viterbo, mais uma vez (como, já, tinha acontecido contra o Rio Ave) jogou para o “pontinho”. Só que desta vez perdeu os três pontos, tal como, habitualmente, acontece a quem joga para o empate!
Os adeptos começam, com preocupação, a interrogar-se se o “efeito Viterbo” sobre a equipa, que foi notório durante muitos jogos e que foi o elemento decisivo para os bons resultados obtidos, estará a esfumar-se? Os sinais do último jogo não são nada tranquilizadores! Oxalá estejamos completamente enganados! 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário