somos briosa

somos briosa

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Viagem no Tempo - Equipas que fizeram história (1960 a 65)


Década de 60

A década de 60 fica na História do Futebol da Académica como a década de ouro.
No Campeonato Nacional da 1ª divisão classificou-se uma vez em 2º lugar e por duas vezes foi 4ª classificada. Na Taça de Portugal disputou duas finais, tendo sido, ainda, finalista da Taça Ribeiro dos Reis. Participou por duas vezes em competições europeias, 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Simplesmente fantástico!
O troféu “Bola de Prata”, correspondente ao melhor marcador do Campeonato Nacional da 1ª divisão, foi ganho na época de 1968-69 por Manuel António, avançado da Académica.
A equipa de juvenis sagrou-se Campeã Nacional na época de 1966-67 e foi finalista em 1967-68 e 1968-69, a equipa de principiantes foi finalista do Campeonato Nacional em 1962-63 e a de juniores em 1967-68.
No verão de 1961 um jogador da Académica protagonizou a primeira grande transferência de um futebolista português para o estrangeiro.

Época de 1960-61

A primeira transferência para o estrangeiro

Nesta época a Académica classificou-se em 7º lugar no Campeonato Nacional e é afastada da Taça de Portugal na 1ª eliminatória.
O final da época ficou, no entanto, marcado pela primeira grande transferência de um jogador português para o estrangeiro. Jorge Humberto, estudante de Medicina e avançado da Académica, transferiu-se para o poderoso Inter de Milão.
Em consequência desta transferência ofereceu à Académica, sem que a isso fosse obrigado ou algo recebesse em troca,1.000 contos, valor que, actualizado  à inflação, seriam, hoje, cerca de 450.000 euros.
Jorge Humberto à partida de Coimbra para Milão
 
Em Milão o treinador Helénio Herrera apresenta-o aos dirigentes do Inter
 
Só 48 anos mais tarde este seu gesto foi publicamente reconhecido. No dia 25 de Janeiro de 2009 a Direção Geral da Associação Académica de Coimbra homenageou Jorge Humberto descerrando uma lápide com o seu nome no Campo de Sta Cruz e promovendo uma homenagem no Estádio Cidade de Coimbra no intervalo do jogo Académica - Vitória de Guimarães.

Homenagem da DG da AAC em 25 de Janeiro de 2009 no Estádio Cidade de Coimbra
 
Época de 1964-65

4º lugar no Campeonato Nacional da 1ª divisão

Na época de 1964-65 a Académica, orientada, pela primeira vez, por Mário Wilson, classificou-se em 4º lugar no Campeonato Nacional da 1ª divisão, a sua melhor classificação até esta altura, ficando a 1 ponto do 3º (G.D.CUF), a 3 do 2º (Porto) e a 9 do 1º classificado (Benfica). Nos seis jogos efectuados contra Benfica, Porto e Sporting, ganha três, perde dois e empata outro.
Fica para a história o título de uma crónica do jornal A Bola, assinada por Vítor Santos, depois da vitória sobre o Sporting por 3-0: “Levanta-te mestre Cândido e vem ver a tua Académica”.

De pé: Maló, Torres,, Marques, Curado, Gervásio e Rui Rodrigues. À frente: Crispim, Vítor Campos, Manuel António, Rocha e Oliveira Duarte



 

Sem comentários:

Enviar um comentário