somos briosa

somos briosa

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Os Emblemas da Académica

 




Até 1928 a Associação Académica utilizou diversos emblemas na tentativa de encontrar um símbolo que permitisse reconhecer e identificar a instituição.
Em 1912 as camisolas da equipa de futebol  já apresentavam um emblema, mas nas fotografias da época não se consegue compreender o desenho do símbolo usado.
 
Emblema em 1912 (Filipe Leitão)
 
Em 31 de Janeiro de 1924, num jogo Académica - Salgueiros disputado na Ínsua dos Bentos, hoje Parque Manuel Braga, a equipa de futebol utilizou nas camisolas um símbolo que era uma figura de tricana.
 

Emblema em 1924 (João Ferreira, guarda – redes)
 
Depois, até final de 1926 o emblema que representava a Associação Académica era constituído por uma capa de estudante erguida num pau ou mastro de bandeira. Anteriormente a 1926 surgiram outras tentativas, nomeadamente, um símbolo com a forma de um rectângulo encimado pela legenda “Mens Sana” que tinha como desenho algumas figuras geométricas pretas e brancas sem significado ou outro que era um escudo esquartejado onde se inseriam as insígnias das várias Faculdades da Universidade de Coimbra.
Em Abril de 1927, num jogo disputado em Lisboa contra o Sporting, as camisolas da Académica apresentaram um novo emblema constituído por três letras, AAC, dispostas em círculo a lembrar uma bola de futebol. No entanto, o resultado deste desafio foi desastroso, 9-1 favorável ao Sporting e o novo emblema foi responsabilizado por este massacre! Nunca mais foi utilizado!
 



À esquerda, emblema em 1927 (Armando Sampaio). À direita, Estádio Nacional em 20 de Maio de 2012 (final da Taça de Portugal).
 
No ano seguinte,1928, o estudante de Medicina Fernando Pimentel, desenhou para a equipa de futebol, a pedido do Director Desportivo da Académica  Armando Sampaio, o actual emblema que rapidamente foi adoptado por toda a AAC. O mágico losango tornou-se a maior referência identitária da Académica!
  


 Emblema entre 1928 - 74 e a partir de 1984 (Gervásio) 

Este emblema foi substituído nas camisolas da equipa de futebol entre 1974 – 84, período em que a Seção de Futebol da AAC deu lugar ao Clube Académico de Coimbra (CAC).
 
 

 Emblema entre 1974 e 1984 (Camegim)
 
Na época de 1984-85 com a extinção do CAC e a criação do OAF, que passou a integrar a Associação Académica, o símbolo tradicional regressou às camisolas da Briosa.

 

Académica - Hapoel, 9 de Outubro de 2012
 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário