somos briosa

somos briosa

terça-feira, 17 de março de 2015

Viterbo e as Vitórias devolvem encanto a Coimbra!


Primeira página de A Bola de 16 de Março
A vitória da Académica no passado domingo representou três importantes pontos na luta pela manutenção. Foi, também, a terceira vitória em quatro jogos consecutivos e a primeira vitória em casa desde 30 de Março de 2014 (!).Foi, sobretudo, o reencontrar da equipa consigo própria e com os seus adeptos.
Não sei se José Viterbo é um mestre da táctica. Não sei se José Viterbo encontrou as posições mais adequadas para os jogadores que tem ao seu dispor. Não sei se José Viterbo é um excelente treinador, a quem só muito tardiamente foi dada uma oportunidade para se afirmar nos campeonatos profissionais. Não sei nem, neste momento, nada disto me interessa!
Em contrapartida sei, todos nós sabemos, que no espaço de quatro semanas José Viterbo recuperou uma equipa descrente, desmotivada, desgarrada e apática e transmitiu-lhe a força, o querer e a garra para lutar pelas vitórias como foi patente nos últimos quatro jogos.
José Viterbo conseguiu isto porque é, genuinamente, um homem da Académica. Um homem que sente e vive o carisma, a mística e a grandeza desta instituição e, por isso teve a arte e o engenho de transmitir e incutir estes sentimentos nos seus jogadores, que, embora sendo profissionais são, também, homens com sensibilidade e sentimentos.
Recordo, a este propósito, as palavras de Marinho publicadas no site de A Bola em 6 de Março: “O aspecto mais importante desta mudança (referindo-se à substituição do treinador) foi a confiança que passámos a ter e a onda que o mister ajudou a despertar”.
Académica - Nacional: foi notório o espirito de união que existe na equipa
Mas, se os aspectos motivacionais são importantes e foram, indiscutivelmente, marcantes nesta recuperação, não menos relevantes são os números, porque estes não mentem embora os mentirosos fabriquem números.
À 21ª jornada, isto é quando Paulo Sérgio foi despedido, a Académica tinha 15 pontos, uma vitória, 12 golos marcados e 27 sofridos. Em quatro jornadas, 21ª à 25ª, conquistou 10 pontos, obteve 3 vitórias, marcou 7 golos e sofreu 4. Quando se faz esta comparação, conclui-se, necessariamente, que tem que haver mais qualquer coisa do que, apenas, motivação!
Nestas coisas do futebol, particularmente em Coimbra, não pode deixar de existir, também, alguma dose de humor e ironia.
Foi, precisamente, com este estado de espírito que, no passado sábado, li as declarações, publicadas na imprensa, do Vice-Presidente da Académica, Luís Godinho: ”Vejam no nosso site e procurem quem é que está na equipa técnica. Não estamos admirados com os resultados de Viterbo”.
Sábias (!) e oportunas (!) palavras proferidas quatro semanas após a Direção ter pedido a José Viterbo para orientar, transitoriamente, a equipa no jogo contra o Estoril e depois de se terem obtido sete pontos em três jogos.
José Viterbo foi, assim, confirmado como treinador principal da Académica até final da época, através de uma tímida e discreta inscrição do seu nome na composição da equipa técnica que figura no site oficial do clube, mas sem direito a qualquer declaração oficial por parte da Direção.
A isto chama-se estratégia motivacional e gestão de expectativas, ambas desenvolvidas em tempo oportuno e de forma adequada !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário