somos briosa

somos briosa

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Viagem no Tempo - Equipas que fizeram história (1913)


Desde 1911, data em que há o primeiro registo fotográfico de uma equipa de futebol da Académica, até aos dias de hoje todas as equipas (Secção de Futebol, CAC, OAF) contribuíram para uma história impar tão bem retratada nessa magnifica obra intitulada “Académica. História do Futebol”, da autoria de João Santana e João Mesquita.
Todavia, em nossa opinião, apenas algumas destas equipas fizeram história.  Nesta      "Viagem pelo Tempo” as escolhas que fizemos não são, nem poderiam ser, consensuais. Mas, mais importante que as escolhas é recordarmos os êxitos do passado (também houve tristezas e insucessos!) para podermos pensar e projectar o futuro.

1913 - O primeiro título oficial
Taça Monteiro da Costa
 
A 9 de Março de 1913, está a fazer 102 anos, a Académica venceu o F.C.Porto por 3-1 num jogo realizado no Campo da Constituição, conquistando a 3ª Taça Monteiro da Costa, para muitos conhecida como o Campeonato do Norte.
Foi o 1º título oficial conquistado pela Académica que neste jogo apresentou a seguinte equipa: Picão Caldeira, Moniz Pereira, Sérgio Pereira, Raimundo Vieira, Borja Santos (cap.), Filipe Mendes, Alcino Rodrigues, Carlos Sampaio, Honorato Pereira, Renato Costa, e Natividade Coelho
No conjunto das seis edições desta prova, a Académica foi a única equipa, além do Futebol Clube do Porto, a conquistar o troféu.

Equipa da Académica 
 
A assistência





 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário