somos briosa

somos briosa

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Viagem no Tempo - A longa travessia do deserto!


Abril de 1995: o Congresso da Briosa

O primeiro e, até agora, único  Congresso da Briosa, que contou com mais de quinhentos participantes, realizou-se no dia 1 de Abril de 1995 no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, tendo constituído um dos acontecimentos mais relevantes da História da Académica na década de 90.
No documento de apresentação deste Congresso escrevia-se que o seu grande objectivo era “saber o que tem de mudar entre nós para que jamais nos mudem a nós” tendo esta reunião de reflexão sobre a estratégia do OAF decorrido sobre três grandes linhas orientadoras: reencontrar os caminhos das vitórias; afirmar a Académica como o quarto clube nacional; preparar o futuro assumindo o passado.


Época de 1996-97

Na época de 1996-97 a Académica, treinada por Vítor Oliveira, fica em 3º lugar no Campeonato Nacional da 2ª divisão, alcançando a subida de divisão, nove anos após ter sido despromovida (época de 1987-88). Foi longa e penosa a travessia do deserto!
A duas jornadas do final do campeonato (1/6/1997) o Municipal de Coimbra recebeu 25.000 adeptos que viram a Académica derrotar o Estoril por 3-0 assegurando o desejado regresso à primeira divisão.



Febras faz explodir um estádio em ebulição ao apontar, de grande penalidade, o primeiro golo contra o Estoril.(1/6/1997)

 

A invasão do relvado e a festa no final do jogo (1/6/1997)
 
Época de 2001-2002

Três anos após ter, novamente, caído na 2ª divisão a Académica volta a subir (2º lugar na IIª Liga), agora sob o comando de João Alves. Na última jornada venceu, no Municipal de Coimbra, a Naval por 2-1 e garantiu o acesso à primeira divisão.
 

Académica 2 - Naval 1 (5/5/2002) De pé: Dário, Luís Cláudio, Dyduch, Kybuey, Tonel e Márcio Santos. À frente: Lucas, Tó Sá, Vital, Pedro Hipólito e Alhandra.

 

A festa da subida com Campos Coroa, à época Presidente da Direção, no centro dos festejos.

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário