somos briosa

somos briosa

quinta-feira, 2 de julho de 2015

A Académica, as assistências e o bairrismo!


Na época 2014-15 dos 17 jogos efectuados pela Académica no Estádio Cidade de Coimbra apenas dois integraram o lote dos 100 jogos com maior assistência da Liga Portuguesa: Académica - Sporting (57º lugar do ranking) e Académica - Benfica (75º lugar).
Apenas estes dois desafios tiveram mais de 10.000 espectadores enquanto os restantes 15 não ultrapassaram 7.200. Destes 15 jogos apenas 2 tiveram mais de 5.000 espectadores enquanto 6 não ultrapassaram 3.000.
 


 

 

Na época de 2014-15 a média de espectadores dos jogos da Académica em casa foi de 4.666, cerca de um terço da média alcançada pelo Vitória de Guimarães e metade da atingida pelo Braga. Esta média baixa para 3521 espectadores se retirarmos do total acumulado da época as assistências dos jogos contra o Benfica, Porto e Sporting.
Analisando a evolução das médias desde a época de 2007 - 2008 verifica-se, com excepção de ligeiras alterações que se verificaram nas épocas 2007- 08, 2008 - 09 e 2011 - 12, que a média tem-se mantido relativamente estável.
 
 
Destes resultados importa sublinhar alguns aspectos.
Desde logo, a média muito baixa de espectadores nos jogos da Académica no Estádio Cidade de Coimbra, particularmente quando não se contabilizam os jogos do Benfica, Porto e Sporting. A média sem estes três jogos traduz, com ligeiras variações, o número de espectadores que são adeptos da Académica.
A significativa discrepância entre a média da Académica e as registadas pelo Guimarães e Braga e a média obtida na última época pelo Marítimo nos jogos em casa (4.511 espectadores) que foi muito próxima da média obtida pela Académica (4.666). Este facto é surpreendente porque, contrariamente ao que acontece com os jogos disputados no Estádio Cidade de Coimbra, no Funchal o contributo dado para as assistências pelos adeptos dos outros clubes, particularmente dos chamados três grandes, é, provavelmente, menor do que acontece em Coimbra.
 


 

Invocam-se muitas razões para justificar a diminuição do número de espectadores, fenómeno que não é exclusivo da Académica: horários dos jogos, transmissões televisivas, qualidade dos jogos, preço dos bilhetes e massificação dos chamados três grandes.
Observando os quadros não nos parece que o horário dos jogos e as transmissões televisivas tenham uma influência decisiva. Dos 17 jogos em casa, 7 realizaram-se ao domingo/feriado às 16/17 horas e 3 ao sábado 17/18 horas. Destes 10 jogos, 5 (4 ao domingo e 1 ao sábado) tiveram as piores assistências da época. No que se refere às transmissões televisivas, foram transmitidos 10 jogos e destes cinco tiveram das oito melhores assistências da época.
É óbvio que a qualidade do futebol praticado e os resultados obtidos pela Académica nas últimas épocas não constituem factores de atração de público. Por outro lado, a massificação dos chamados 3 grandes é um fenómeno antigo e o preço dos bilhetes é, no cômputo global, compensado pelas diversas campanhas de redução de preços/ofertas de bilhetes.
Não haverá, então, uma causa que possa explicar este afastamento da população de Coimbra relativamente aos jogos da Académica?
Supomos que sim. Um estudo, não recente, feito pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Leicester (U.K.) tem a resposta. Cerca de 50% dos inquiridos neste estudo responderam que é o orgulho local (“bairrismo”) que os leva a apoiar o seu clube.
 

.
Na realidade no futebol e, também, noutros domínios o que falta a Coimbra é, simplesmente, orgulho local, bairrismo, amor-próprio, autoestima!

 

 

 

 

 

9 comentários:

  1. Este post está muito mal pensado e reflecte um tipo de pensamento com que não me identifico.

    1) Comparar a AAC com o Guimarães, Braga e Marítimo é "pequeno" e "curto".

    2) A principal razão para apoiar a AAC nem sequer é referida e pelos vistos nem sequer é assumida.
    A principal razão para apoiar a AAC é o que nos faz diferentes de todos os outros clubes do mundo, é o que faz o nosso clube vestir de negro, é a Academia, é a Universidade, é o facto de parte dos estudantes de "Coimbra"...é isso.

    Temos de ser mais ambiciosos. Somos diferentes de todos os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1) É pequeno e curto? Sim.. são clubes que têm mais adeptos PAGANTES do que a Briosa...
      2) Isso é muito bonito, mas não paga contas, nem ganha jogos. Para isso, tem a secção de futebol da AAC.

      Eliminar
  2. Errata:
    [...] é o facto de parte dos jogadores serem estudantes de "Coimbra"...é isso.

    ResponderEliminar
  3. A Briosa é um clube de dimensão mundial e não "Cidade de Coimbra". Há AAC em Timor, C Verde, EUA, etc etc etc

    Há prémios Nobel que são da AAC.

    Há pessoas que se sentam na UN

    Há presidentes de Estados.

    Podia ficar aqui o dia todo.

    O que tem isto a ver com Marítimo, Braga, etc.

    A AAC é um clube como não há outro. A AAC é um clube do mundo.

    ResponderEliminar
  4. Para terminar .... se a AAC se mantivesse como "clube de estudantes" e da Academia, o estádio estaria todos os domingos a rebentar pelas costuras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... tem-se visto com as campanhas... em que aderem 1000 estudantes... em 18000...
      Tenha paciencia...
      Ou queremos um clube competitivo, ou então, apoie a Secção de Futebol, em que ai sim estão os estudantes.

      Eliminar
    2. O que é defendido por si, não é a Académica de Coimbra...filha da Académica de Coimbra com sede na R P A Vieira, vencedora da 1 taça de Portugal, líder na luta estudantil contra o fascismo e com capas aos ombros.
      Sempre houve jogadores-estudantes...ainda hoje há.

      O que é defendido por si...é um qualquer clube. Até pode ser o Clube Desportivo da Ponte de Santa Clara...é igual.

      Há uma identidade na AAC. Há uma história na AAC. Quem não entende isso...não sabe o que é a ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA

      Eliminar
  5. E agora 3 clubes com mais palmarés de Portugal estão na liga 3. o meu VFC a AAC e o CFB

    ResponderEliminar
  6. e de lembrar que o boavista tbm ja esteve mais de 10 anos na liga 3

    ResponderEliminar