somos briosa

somos briosa

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Orgulho! Os 10 clubes de futebol mais antigos do mundo


Os 10 clubes de futebol mais antigos do mundo




O futebol é, talvez, um dos desportos mais antigos do mundo e a sua história oficial começou a escrever-se em pleno século XIX, quando foram fundados os primeiros clubes. Muitos deles, ainda se encontram ativos e fazem parte das ligas de futebol mais importantes, ao passo que outros ficaram pelo caminho e já só resta a memória de um passado mais ou menos glorioso. Conheça os 10 clubes de futebol mais antigos do mundo e saiba um pouco mais acerca da sua história.

1. Sheffield Football Club




O Sheffield Football Club é o clube de futebol mais antigo do mundo de acordo com a Federação Internacional de Futebol (FIFA). A sua fundação remonta a 24 de Outubro de 1857, em Sheffield, Inglaterra, e nasceu das ideias de dois amigos (William Prest e Nathaniel Creswick) que, na altura, eram praticantes de críquete. Os dois jogadores pretendiam encontrar um desporto que pudessem praticar durante a estação do inverno e a escolha recaiu sobre o futebol.
Atualmente, o Sheffield F.C. é quase um clube amador, joga no Stadium of Bright e milita numa das divisões mais baixas do futebol inglês.

2. Notts County Football Club



O Notts County Football Club nasceu a 28 de Novembro de 1862, em Nottingham, Inglaterra. Foi um dos 12 clubes a fundar a Liga Inglesa e deve a sua criação a W. Arkwright e Chas Deakin, que decidiram fundar o seu próprio clube de futebol profissional quando jogavam à bola entre amigos nos jardins de Cremorne.
Atualmente, o clube ainda se mantém como profissional, apesar de ter deixado a Premier League na temporada de 1981/82. Também é de destacar que o seu uniforme “alvinegro” inspirou o atual equipamento dos italianos da Juventus. 
 

3. Rangers Football Club



O Rangers Football Club é um clube de futebol da cidade de Glasgow, na Escócia. Eles ficaram conhecidos como Glasgow Rangers, mas, no ano de 2012, devido ao acumular de dívidas, o clube passou a chamar-se de Rangers F.C. e teve de baixar à quarta divisão do futebol escocês.
Em todo o caso, trata-se do terceiro clube mais antigo do mundo, uma vez que foi fundado a 25 de Maio de 1873 por quatros amigos: Peter Campbell, Moses Mcneil, Peter McNeil e William McBeath.

4. Aston Villa Football Club




O Aston Villa Football Club é um dos clubes mais antigos do mundo, uma vez que foi fundado em Março de 1874, em Birmingham, Inglaterra. “The Villans”, também conhecidos como “The Lions”, já venceram a Premier League e a Taça de Inglaterra por sete ocasiões e são um dos clubes mais respeitados do velho continente. Atualmente, eles jogam no Villa Park Stadium e protagonizam um dos clássicos do futebol europeu mais empolgantes contra o Birmingham City Football Club.

5. Everton Football Club




O Everton Football Club foi fundado em 1878, na cidade de Liverpool, Inglaterra. A sua criação nasceu da necessidade de oferecer aos fiéis da Igreja Metodista de Santo Domingo uma atividade desportiva alternativa ao críquete que se pudesse praticar durante o inverno. Por isso mesmo, o clube foi chamado de Santo Domingo, antes de receber oficialmente o nome de Everton Football Club.
Na sua história, o clube conta com nove títulos de campeão da Premier League, cinco Taças de Inglaterra e uma Taça europeia. Além disso, é o clube que mais vezes participou na Premier League e que mais ponto conseguiu somar.

6. Manchester United Football Club




O Manchester United Football Club é, atualmente, um dos gigantes do futebol mundial e um dos clubes mais ricos do mundo. Os “devils” nasceram a 1 de Janeiro de 1878, como um clube de operários do depósito da Lancashire and Yorkshire Railway, no distrito de Newton Heath, sendo apelidado de Newton Heath L&YR Football Club. Em 1902, o clube quase que abriu falência e acabou por ser vendido a um empresário do ramo da cerveja, recebendo o nome atual.
No seu palmarés, conta com 19 títulos de campeão da Premier League, 11 Taças de Inglaterra, 19 Supertaças inglesas, cinco títulos europeus e dois intercontinentais. Neste momento, disputa as atenções da Europa contra equipas como o Barcelona F.C, AC Milan e Real Madrid FC.

7. Tottenham Hotspur F.C.




O Tottenham Hotspur F.C. é um clube de futebol inglês que foi fundado a 5 de Setembro de 1882. O clube tem sede no bairro de Tottenham, no norte de Londres, e rivaliza diretamente com o Arsenal, Chelsea e West Ham United. Eles são conhecidos como spurs (esporas), uma vez que a sua mascote é um galo e são um dos clubes mais fortes de Inglaterra. Já venceram 2 Ligas inglesas, 8 Taças de Inglaterra, 4 Taças da Liga, 2 Europa League, 1 Taça das Taças, entre outros troféus importantes e estão prontos a regressar às conquistas!

8. Associação Académica de Coimbra



A Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC–OAF), conhecida apenas como Académica de Coimbra, é o clube de futebol mais antigo de Portugal e da Península Ibérica, uma vez que a sua data de fundação remonta a 3 de Novembro de 1887. A Briosa ou o clube dos estudantes, como é carinhosamente conhecido, transportou em campo a aura e os valores da Academia Coimbrã e, à conta disso, recolheram a simpatia dos adeptos de futebol de toda a parte. No seu palmarés, destacam-se as 2 Taças de Portugal e os 5 títulos de campeão da Segunda Divisão.

9. HFC Haarlem



O HFC Haarlem  foi fundado a 1 de Outubro de 1889, na cidade de Haarlem, na Holanda. Trata-se de um clube que conquistou um título de campeão holandês e chegou por cinco vezes à Final da Taça da Holanda. Mais tarde, devido a dificuldades financeiras, declarou falência a 25 de Janeiro de 2010, sendo excluído da categoria de futebol profissional.

10. Futebol Clube do Porto



Futebol Clube do Porto é um clube de futebol português que foi fundado a 28 de Setembro de 1893 por António Nicolau d'Almeida. Trata-se de um dos maiores clubes de Portugal e da Europa e uma das imagens de marca da região onde se encontra: cidade do Porto. É um clube com várias modalidades, mas é no futebol que mais se notabiliza. Nesta modalidade, já conquistou, praticamente, tudo o que havia para conquistar: Liga Portuguesa, Taça de Portugal, Supertaça, Taça Intercontinental, Liga dos Campeões, Liga Europa, Supertaça Europeia, entre outros troféus de igual importância e está, sempre, pronto a conquistar mais títulos.

 

 Artigo transcrito de
http://dribles.com/artigos/10-clubes-futebol-mais-antigos-mundo
 


 

 

 

5 comentários:

  1. Me parece que esta informaçäo näo é correcta. Por exemplo: O FC Barcelona foi fundado no ano 1889 e näo sai nesta lista. Tampouco sai o Recreatio de Huelva, que parece que foi o primeiro clube da Península Ibérica. Devíam ser mais rigorosos com as vossas informaçöes.

    ResponderEliminar
  2. Pode o actual Futebol Clube Barcelona ter resultado da fusão de outros clubes, sendo um deles fundado em 1889. Tal como o Sport Lisboa e Benfica que é criado em 1908, como resultado da fusão do Sport Lisboa, com o Grupo Sport Benfica (estededicado ao ciclismo, como prova a roda de bicicleta no emblema do actual Benfica. Logo, o actual SPORT LISBOA E BENFICA, foi criado em 13/09/1908 e não em 1905, como fazem crer os actuais dirigentes encarnados, tendo, na verdade, agora, 108 anos e não 111 anos. Também o Sporting Clube de Portugal é assim designado desde 01/07/1906. Antes era o Campo Grande Sporting Clube. Daí e contràrtiamente ao que alguns benfiquistas fazem crer, o Sporting é mais antigo, com 110 anos, contra os 108 do Sport Lisboa e Benfica. Quem teria agora 111 anos eram os clubes fundidos, caso não fossem extintos - Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica, este oriundo da freguesia de Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso muda alguma coisa na dimensão mundial dos clubes? ����

      Eliminar
  3. Pode o actual Futebol Clube Barcelona ter resultado da fusão de outros clubes, sendo um deles fundado em 1889. Tal como o Sport Lisboa e Benfica que é criado em 1908, como resultado da fusão do Sport Lisboa, com o Grupo Sport Benfica (estededicado ao ciclismo, como prova a roda de bicicleta no emblema do actual Benfica. Logo, o actual SPORT LISBOA E BENFICA, foi criado em 13/09/1908 e não em 1905, como fazem crer os actuais dirigentes encarnados, tendo, na verdade, agora, 108 anos e não 111 anos. Também o Sporting Clube de Portugal é assim designado desde 01/07/1906. Antes era o Campo Grande Sporting Clube. Daí e contràrtiamente ao que alguns benfiquistas fazem crer, o Sporting é mais antigo, com 110 anos, contra os 108 do Sport Lisboa e Benfica. Quem teria agora 111 anos eram os clubes fundidos, caso não fossem extintos - Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica, este oriundo da freguesia de Benfica.

    ResponderEliminar